quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"Olhando Belém enquanto o Tribo desce o rio..."


O sábado amanhece com algumas nuvens no céu e o sol um pouco tímido, demora para mostrar-se, ao embarcar, sinto aquela sensação de curiosidade e ao mesmo tempo um friozinho na barriga, sento em uma das cadeiras no convés superior, arrumadas como se estivesse em uma sala de aula. As outras pessoas continuam chegando, algumas mais apreensivas do que outras até que se escuta o som da buzina anunciando a partida da embarcação. Um guia, que parece estar com todo o “gás”, se aproxima e saúda os passageiros de uma forma muito animada. Alguns minutos depois, a banda começa a soltar seu som, aquela sensação do frio na barriga nem é mais lembrada e a curiosidade aumenta a cada minuto, querendo saber o que mais virá pela frente. De repente surge um casal de dançarinos caracterizados com roupas coloridas acompanhando, de uma forma magistral, o som que contagia cada vez mais as pessoas que ali estão. Alguns ainda ruborizados, outros nem tanto, se levantam, numa tentativa não muito eficaz de acompanhar os passos ligeiros dos dançarinos, porém contagiados com uma animação que não se encontra desde muito tempo, até o sol resolveu aparecer como se quisesse contemplar aquela festa e ter um pouco da atenção dos passageiros. É então que tudo parece entrar em sincronia, o ritmo regional, o esvoaçar da saia da dançarina, o vento forte embaraçando os cabelos e a vista, nossa a vista! De um lado, ilhas habitadas por ribeirinhos com suas canoas e costumes e do outro, os arranha-céus da Cidade intitulada das Mangueiras.


É isso mesmo, essa é a descrição de alguém que participou do novo passeio fluvial da Valeverde Turismo, o Mini Cruzeiro. A bordo do Tribo dos Kayapós com saída aos gloriosos e tão aguardados Sábados, com direção a um restaurante rústico e ao mesmo tempo estiloso, o passeio que tem 5 horas de duração conta com uma animação contagiante, que até quem passa ao lado a bordo de outras embarcações dança e acena para nós. Visitando a Ilha do Combú, mais precisamente o restaurante Portal da Ilha, onde são servidos pratos maravilhosos e é claro, aquele açaí. O passeio é inesquecível, com caminhada em trilhas dentro da mata e banho de igarapé é uma excelente opção para quem quer conhecer um pouco mais da nossa Belém.
Garanta logo o seu ingresso para a Belém que poucos conhecem. Dê uma passadinha na Valeverde Turismo Estação das Docas e conheça nossos valores.

2 comentários:

  1. Nossa vc tinha razão sobre a qualidade do texto, muito bom mesmo!!! o q me espanta é a veracidade dessas palavras, eu literalmente revivi o tour fluvial, mas sou suspeita pra falar, já fiz tantas vezes esse passeio de orla e quando acho que já conheço tudo é aí que me surpreendo mais uma vez. Assim que anunciou um novo roteiro não perdi tempo. O mini cruzeiro literalmente me pegou pelo estômago, afinal, só tinha dúvidas referente ao restaurante o qual me deixou maravilhada, adorei.

    ResponderExcluir
  2. já fiz esse passeio pela orla de belem a bordo do tribo dos caiapós, eu minha esposa e meu filho bruno, foi inesquecível pra nóis...

    ResponderExcluir